segunda-feira, 28 de maio de 2012

Só quero paz e arroz...

Se me jogarem arroz no meu casamento, é capaz que eu volte atrás para recolher os grãos.
Agulhinha, Japonês, Integral, Basmati, Carnaroli, Arbóreo, Vialone Nano, Jasmin, Vermelho, Selvagem. Eu amo todos vocês.
Doce, Salgado, Risoto, De Forno, Bolinho, Paella, Canja, Sushi e seja lá mais aonde e como, meu querido arroz, eu admiro-te e respeito-te eternamente.
Obrigada por saciar minha necessidade diária de carboidratos e desculpe-me por tratá-lo a vida inteira como acompanhamento, apesar de tanto amá-lo. Manter-te todo branquinho sempre foi obra de um coração purista e tradicional que te ama do jeito que é, não leve tudo isso como egoísmo de minha parte.

Para te recompensar, te tratei como rei da festa por um dia. 
Por mais que a receita a seguir tenha sido criada para não desperdiçar as sobras do arroz do dia anterior, espero que sinta-se lisonjeado. Você ficou lindo, pomposo e, perdoe-me a indelicadeza, um tremendo gostosão.


Bolinho de Arroz e Batata com Carne Seca

- 500g de arroz pronto
- 400g de batata monalisa cozida e espremida
- 2 ovos inteiros
- 50g de cebola picada
- 500g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
- 200g de queijo mussarela ralado
- salsinha picada a gosto (coloco bastante, tanto pelo sabor quanto pela apresentação)
- sal
- pimenta do reino
- óleo para fritar

Em um bowl misture todos os ingredientes com a mão e vá acertando os temperos. Molde bolinhos da forma como preferir: quenelles, croquetes, redondinhos. Vá reservando-os em um prato enquanto o óleo esquenta: 180ºC ou o infalível teste do fósforo: jogue o palito no óleo, quando ele entrar em combustão sozinho, o óleo está suficientemente quente. Frite suas pequenas jóias de arroz até que fiquem douradas. Coma até não aguentar mais.


Nenhum comentário: