E para os que ficaram aguando um pedaço de bolo de cenoura na madrugada por causa do post anterior:
Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate
bolo
- 4 cenouras médias
- 200ml de oléo
- 5 ovos
- 400g de açúcar refinado
- 350g de farinha de trigo
- 1 ½ colher (sopa) de fermento químico em pó
cobertura
- 320g de açúcar refinado
- 100g de chocolate em pó
- 120ml xícara de leite
- 200ml de creme de leite UHT (uma caixinha)
bolo: ligue o forno a 180ºC e unte e enfarinhe uma assadeira média retangular. De resto, mais fácil, impossível: lave bem as cenouras e corte-a em rodelas grossas. Eu não descasco as cenouras, apenas lavo-as bem direitinho, sempre passando uma buchinha dessas de lavar louça que eu tenho separada para lavar meus vegetais.
No liquidificador, adicione todos os ovos, o óleo e as cenouras e bata até não ter mais nenhum pedacinho de cenoura. Acrescente o açúcar refinado, bata mais um pouquinho. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo com o fermento e, com o liquidificador ligado, vá adicionando aos poucos a farinha à mistura alaranjada. Se seu liquidificador é muito pequeno, você pode colocar todo o líquido batido no liquidificador em uma tigela, ir adicionando a farinha aos poucos enquanto mexe com uma espátula.
Coloque a massa do bolo na assadeira untada e asse por, em média 45 minutos. Quando o bolo passar no teste do palito, está pronto. Meu professor de Panificação na faculdade, Rogério Shimura, costuma dizer que "forno é igual marido e mulher: cada um tem o seu". Saiba entender seu forno e terá sempre bolos fofinhos e bem assados.
calda: enquanto o bolo está assando, misture o açúcar, o chocolate em pó e o leite em uma panela e leve ao fogo médio. Após levantar fervura, espere mais uns 5 minutinhos e desligue o fogo.
Acrescente o creme de leite, misture bem para incorporar direitinho e, volte a panela ao fogo. Lembrando: creme de leite de caixinha/lata não deve ferver! Então, quando as bordinhas da panela começarem a formar pequenas bolhinhas, desligue o fogo.
Por mais difícil que possa ser, espere a cobertura esfriar um pouco para jogá-la por cima do bolo. Quando esfria um pouco, a cobertura dá uma espessada, fazendo com que ela cumpra seu papel: penetrar pelos buraquinhos do bolo e formar uma casquinha por cima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário